E depois?
O seu projecto, o seu futuro
Esta será sempre a mais difícil e mais importante etapa de um procedimento terapêutico. Sabemos que o objectivo de qualquer terapia será o caminho para sermos mais saudáveis. Não entrando numa linguagem actual e demagógica do estilo de vida sempre cheio de saúde e auto-confiança (que nem sempre correspondem a um verdadeiro sentimento de auto-realização e bem-estar), o objectivo será de recuperação, de melhoramento, em consonância connosco e que isso se reflita em relações mais evoluídas e mais satisfatórias.
De um modo simplista mas mais perceptível, podemos assumir que a psicoterapia trata das 'mazelas' passadas, ajuda a resolver conflitos presentes e promove a projecção de novas e diferentes alternativas de existência, no futuro. Isto não terá uma sequência clara ao longo do processo, até porque não deixam de ser dimensões concomitantes e interdependentes do sujeito. Neste sentido, mesmo na primeira vez que entramos num consultório e conhecemos o nosso terapeuta, já existe uma expectativa, um desejo do que há de vir e daquilo que poderemos ser - o futuro constrói-se no presente e em continuidade. O caminho é sempre de abertura, de amplificação e de mudança, em oposição a um funcionamento de fechamento, repetição e ineficaz que nos levou até lá. O facto de procuramos ajuda, só por si é uma mudança - embora nem sempre consciente.
Ao longo da psicoterapia, vamos verificando evoluções e reaprendendo modelos relacionais - connosco e com os outros - diferentes. E é nesta premissa que assentam as maiores mudanças, quando nos vemos e revemos no outro (o terapeuta), de acordo com a perspectiva dinâmica e relacional de intervenção.
Durante este caminho, o que deverá ser (re)construído em cada um de nós serão os alicerces dum funcionamento mais adaptado às nossas necessidades. São, muitas vezes mudanças estruturais e importantes na vida de um sujeito. Poderão também ser mudanças mais subtis e circunscritas, dependendo das problemáticas que cada um terá e da sua disposição para a transformação.